Um dos questionamentos base para o painel “Profissões do Futuro: o futuro é hoje”, promovido no Salão de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, foi sobre como as profissões tradicionais estão sendo impactadas pela modernização no cenário geral. Para buscar responder a dúvida, o profissional de comunicação e Editor da RBS TV na região Sul, Maurício Gasparetto, o Coordenador de Gestão da Universidade Católica de Pelotas e consultor Sebrae, Rafael Damé, a contadora e influenciadora, Jéssica del Ponte, e os médicos veterinários Charles Lima e Ceres Nakasu se reuniram no espaço de bate papo para trocar experiências e as perspectivas de suas profissões com as inovações que já estão ocorrendo.

Os profissionais inseridos em contextos distintos trocaram ideias sobre os principais aspectos da modernização de suas carreiras e como estar atualizado faz a diferença para se destacar no mercado. Gasparetto destacou o caráter de mídia tradicional do veículo para o qual trabalha na TV, trazendo o olhar da modernização e reinvenção para seguir um crescimento contínuo. “Quando eu estava na faculdade de jornalismo, as aulas de rádio eram feitas com gravador. Hoje em dia, uma entrada ao vivo no Jornal Hoje pode ser feita diretamente pelo celular, então isso é uma revolução”, pontuou ele. 

Com um olhar para a educação e gestão de pessoas, Damé destacou os principais aprendizados enquanto gestor na UCPel a partir das necessidades que os alunos apresentavam. “O aluno já vem preparado para a mudança, para o novo, então a maior dificuldade é adaptar o professor para essa modernização, por exemplo, das aulas remotas. Para mudar o modelo de educação e imagem, é uma batalha travada diariamente, e é muito ousado a UCPel trazer essas mudanças aos cursos de gestão para dar ao aluno aquilo que ele está pedindo quando falamos em educação do futuro”, explicou. 

Profissões tradicionais e a inovação

A contadora e influencer, Jéssica del Ponte, também aproveitou o espaço para promover a sua visão de mercado e, principalmente, da entrada do marketing pessoal e dessa influência digital em sua vida. Ela, que trabalha em um escritório contábil há pelo menos nove anos, destacou que tem se aventurado no trabalho de influencer, o que é um desafio pela conciliação do chamado trabalho “tradicional”, com a sua nova via de atingir milhares de pessoas nas plataformas digitais. 

Os pioneiros em saúde felina da região sul, Charles e Ceres, são sócio-proprietários da clínica Imperio para Gatos, que trouxe inovação no tratamento de gatos em todos os sentidos. Para Ceres, as novas tecnologias e as profissões do futuro já estão inseridas no presente, por isso, é preciso adaptação. “É preciso perceber que o que é mais importante atualmente é a busca pela especialização. No nosso trabalho, em especial, trazemos esse olhar do cuidado com técnicas de manejo de felinos totalmente diferenciadas. Fomos pioneiros e, hoje, percebemos uma mudança no cenário da nossa cidade e ao redor. De certa forma, apostamos em uma inovação”, pontuou a médica veterinária.

“É bem diferente estar aqui falando sobre mercado e profissões, pois geralmente sou acostumado a dar palestras e painéis sobre pedras na bexiga e outras questões de saúde animal. Hoje em dia até mesmo já não estamos  mais tratando os pets como animais, eles já são nossos filhos, nossos amigos. Estamos crescendo em função disso”, explicou Charles, que destacou como a profissão é tradicional, principalmente ao trazer o exemplo de uma das primeiras Faculdades de Medicina Veterinária do Brasil, da Universidade Federal de Pelotas. 

Apesar do tradicionalismo atrelado às profissões, todos chegaram à conclusão de que é preciso inovar e perceber novas tendências de mercado para se destacar e ser, por fim, referências em excelência. 

A Fenadoce 2022 é realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas com apoio institucional do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Pelotas e Câmara Municipal de Pelotas. O patrocínio é do Banrisul, Osirnet e Empório Gelei, além do apoio da Ecosul e Sicredi.