Neste sábado (11) o público visitante da Fenadoce 2022 teve a chance de provar o famoso Tortellini de Abóbora e também o Tiramissu Gaúcho, feitos pela Professora e Doutora da Faculdade de Gastronomia da Universidade Federal de Pelotas, Nicole Weber Benemann, e pelos alunos Guilherme Rodrigues e Rangel Carraro. A receita foi apresentada durante mais uma oficina do Festival de Gastronomia, que tem atraído a atenção de quem visita a feira.

Na oficina de Tortellini de Abóbora, a Professora Nicole ensinou as receitas com a interatividade do público, que aprovou a proposta, trocou experiências e provou o resultado final para depois reproduzir em casa. Segundo ela, a receita que trouxe para o dia e acabou sendo reproduzida pelos alunos foi também escolhida por ter sido apresentada durante uma disciplina do curso. 

“Acho que foi um momento de troca muito legal com a própria comunidade que está visitando a Fenadoce! A gente juntou uma referência de ingredientes que estão na época, lembram o inverno, o doce colonial e aquela abóbora caramelada que acompanha o carreteiro. Então isso foi transformado em uma versão de massa recheada que faz parte do conteúdo que esses alunos viram dentro do curso. A gente juntou o reencontro da feira com o encontro de conhecimentos gastronômicos dos alunos e do que a gente produz no curso”, destacou a Professora. 

Já na oficina das 17h, os alunos trouxeram uma releitura do prato italiano, Tiramisu, para a culinária gaúcha. Segundo eles, o prato original é uma espécie de pavê, com biscoito champanhe e creme mascarpone, com gosto de café e chocolate. Já na releitura, valorizando a tradição gaúcha, os alunos montaram o prato a partir de itens da tradição gaúcha e a base de chantilly, geleia de morango, uma calda de vinho e sabor de canela para finalizar.

Os alunos contam que os pratos gastronômicos geralmente têm muitas histórias que os envolvem. Para hoje, decidiram trazer a história de que o tiramisu foi um prato criado para os namorados. Segundo a história, ele era servido antes dos encontros porque o licor de café que leva na receita deixava as pessoas felizes e alegres e o chocolate que é um ingrediente afrodisíaco trazia essa característica ao prato. Apesar da origem francesa, ela é reconhecida como uma receita tradicionalmente italiana da região de Veneza.

A segunda oficina também foi um sucesso, e contou com muita interação do público, que encheu a sala e pode se deliciar com a releitura gaúcha do prato. 

A Fenadoce 2022 é realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas com apoio institucional do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Pelotas e Câmara Municipal de Pelotas. O patrocínio é do Banrisul, Osirnet e Empório Gelei, além do apoio da Ecosul e Sicredi.

Créditos de Imagem: Alair Junior