Todos os anos a Fenadoce abre uma programação especial para a apresentação de grupos de dança, CTGs e artistas do tradicionalismo gaúcho. Nesta 30ª edição não tem sido diferente. Com o palco Estância Princesa do Sul, milhares de pessoas que apreciam a cultura gaúcha podem ter contato com talentos de Pelotas e de outras regiões do estado.
“O palco Estância Princesa do Sul é muito concorrido. Quando abrem as inscrições, muita gente tenta uma vaga. Sempre é preciso fazer uma seleção porque nos faltam dias de feira para poder apresentar todas as atrações”, conta Luciane Corrêa, responsável pelo local.
Desde 2009 ela coordena as atrações artísticas do palco Estância Princesa do Sul. Na 30ª edição, no total, serão 95 atrações entre música, poesia e dança no espaço destinado à cultura gaúcha. As apresentações estão concentradas às sextas, sábados e domingos, sempre a partir das 13h30.
“A Fenadoce é uma vitrine para muitas invernadas e grupos que passam o ano fazendo sua pesquisa em dança e música. É aqui o primeiro palco que eles se apresentam, antes da participação nos festivais dedicados a cada categoria”, revela Luciane.
No último final de semana da feira (3 e 4/08), acontece o Rodeio Artístico da 30ª Fenadoce, a partir das 11h. O evento, que é uma parceria do CDL Pelotas, 26ª Região Tradicionalista e o MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho), reunirá 60 grupos de dança do Rio Grande do Sul no palco Estância Princesa do Sul, que serão avaliados por jurados do ENART (Encontro de Artes e Tradição Gaúcha).
“Essa 30ª edição está sendo muito marcada pela reconstrução depois de tudo que passamos, e a feira neste momento tem tudo a ver com esse espírito do gaúcho que não se entrega, que tem força, que se reergue, que se reinventa. Estamos aqui também para celebrar isso”, fala emocionada Luciane.
A 30ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet com Patrocínio Master do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Patrocínio do Banrisul, Sicredi e Gelei, apoio da Ecosul, Apoio Institucional do Grupo RBS, Câmara de Vereadores de Pelotas e Prefeitura Municipal de Pelotas, além da realização da CDL Pelotas.
Fotos: Alair Junior e Rafael Takaki