Os visitantes que percorrem os pavilhões da Fenadoce 2023 e encontram as Baronesas Kaiane Medina, Larissa Dias e Martaneli Gonçalves Bittencourt se encantam com os vestidos produzidos especialmente para a 29ª edição da feira. Com design idealizado pelo estilista e costureiro Robespierre, de 55 anos, as peças são inspiradas na Era Vitoriana e na rica história da moda pelotense, exaltando a elegância e sofisticação das mulheres dos séculos passados. 

A moda da época ao qual os vestidos fazem referência, influenciada pela pela Rainha Vitória da Inglaterra em meados de 1837, contava com corpetes ajustados, saias amplas, mangas bufantes, e ainda um detalhe especial: as “anquinhas”, utilizadas para esconder as curvas do corpo. De acordo com o estilista, a criação dos vestidos demandou tempo e muita pesquisa para seguir à risca os costumes e tradições de quando as Baronesas de Pelotas exibiam seus vestidos pelos bailes e propriedades da província. 

“Eu sempre sigo a ideia do pé até a cabeça, detalhes, acessórios, tudo tem que estar de acordo. Naquela época, as mulheres eram muito recatadas, não podiam mostrar nada, então as anquinhas eram a maneira que elas podiam esconder suas curvas, para não salientar a cintura ou o quadril”, explica Robespierre. 

Ele também já havia sido idealizador dos vestidos das Rainhas e Princesas da feira na sua 13ª edição. “Depois de anos retornei para fazer as nossas Baronesas. Sou autodidata e sempre fui curioso. Para o design desse ano, fiz um estudo bem profundo, e já pensei em tudo, no cabelo, nos acessórios, então é a composição toda”, destaca. 

Além da estética, os vestidos das Baronesas da Fenadoce 2023  também possuem um significado simbólico: como figuras importantes na história de Pelotas, as mulheres que possuíam esses títulos representavam o poder feminino e a influência que exerciam sobre a sociedade da época. O vestido é uma homenagem a essas personagens, destacando sua elegância e presença marcante.

A 29ª Fenadoce tem patrocínio do Banrisul, Osirnet Empório Gelei, além do apoio do Sicredi e Ecosul. A Prefeitura de Pelotas, a Câmara Municipal de Pelotas e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul são apoiadores institucionais. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.