Os sabores presentes em produtos de Pelotas e região foram os protagonistas do Festival de Gastronomia do espaço Fecomércio/Sesc/Senac da 29ª Fenadoce nesta quarta-feira (14). O Vice-Presidente da Fecomércio e Secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas, Gilmar Bazanella, foi o convidado da vez para apresentar receitas especiais com especiarias regionais: uma entrada com pêssego em um blend de queijos camembert, brie e parmesão maçaricados, e um prato principal composto por cordeiro, purê de batata baroa com molho de butiá. 

Os pratos foram harmonizados com um vinho Tannat que carrega em seu nome uma homenagem a uma das expressões mais comuns de Pelotas, o famoso “Merece!”. Durante a apresentação, o Presidente da Fecomércio, Luiz Carlos Bohn, esteve presente para prestigiar o colega de presidência, Gilmar Bazanella. 

“É uma satisfação estar aqui na 29ª edição da Fenadoce. Tive a oportunidade de estar aqui muitas vezes, e a feira cada vez melhora mais e se insere no mundo. É importante termos esses momentos de descontração, de festas e de negócios. É assim que a cidade se apresenta para o Estado e para o Brasil com o que tem de melhor, ainda mais em um lugar tão lindo que tem os doces como atrativo”, salientou Bohn. 

A Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, também participou do momento gastronômico, acompanhada do Vice-Prefeito de Pelotas, Idemar Barz.  Para a Prefeita, o espaço da Fenadoce é propício para apresentar os talentos locais e as potencialidades do município. “A gastronomia é uma dessas características que Pelotas tem, preserva e cultiva. Todos estão de parabéns, e sou fã dessa equipe”, disse Paula, destacando que em breve a cidade receberá a mais nova escola de gastronomia do Senac no Centro Histórico. 

A receita escolhida por Bazanella ressaltou as características da região com produtos locais: o pêssego, o butiá, os queijos e o cordeiro. “Os dois pratos tem tudo a ver com a nossa região. Agradeço ao Fecomércio por estarmos realizando essa iniciativa. A nossa escola do Senac é um modelo para o Rio Grande do Sul. Quando começamos a pensar no projeto do espaço na Fenadoce, fiz uma provocação,pois sei que a nossa cozinha tem uma capacidade técnica enorme. Isso demonstra o quanto é importante ter uma instituição com essa característica”, finalizou Gilmar. 

A atividade também contou com representantes de empresas parceiras, e do Conselho Gestor da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Pelotas (CDL), representada pelo conselheiro e membro da comissão organizadora da 29ª Fenadoce, Daniel Centeno.