A tarde desta quinta-feira (15) foi movimentada com o Simpósio de Tecnologia Hospitalar (SIMTEHOSP), promovido pela Beneficência Portuguesa de Pelotas. Entre os temas abordados pelos palestrantes convidados, estiveram as fronteiras da anestesiologia, biorremediação de resíduos hospitalares, soluções na área da saúde, além de pitch’s protagonizados por startups. Para prestigiar as atividades, estiveram presentes o Secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas, Gilmar Bazanella, e o Presidente da Beneficência, Carlos Alberto Rajão Frio. 

O Superintendente Administrativo do hospital, Armando Manduca, também participou do momento de integração entre profissionais da saúde e da tecnologia. Ele destacou o pioneirismo da Beneficência em oferecer tratamentos com ainda mais agilidade, segurança e qualidade, tanto para o corpo clínico, quanto para os pacientes. “A Beneficência é um hospital  filantrópico, que atende todas as pessoas de forma igual. O centro da nossa atenção é o paciente, e a segurança vem nos trazer essa qualidade que nos permite um tratamento mais assertivo e rápido”, destacou ele. 

Além disso, Manduca salientou a tecnologia de ponta empregada no novo centro cirúrgico do hospital, inaugurado em 2022. “O novo centro cirúrgico traz um diferencial que sempre buscamos, que nos permite realizar cirurgias com incisões mínimas e mais conforto”, acrescentou. De acordo com Diovana Matos, Gerente Administrativo da Beneficência, alguns dos diferenciais implementados pela nova ala incluem os robôs de telepresença, monitoramento de leitos e sistema de prontuário integrado. 

“Esse evento é o terceiro que promovemos. Vimos o quanto é importante a integração da instituição com a sociedade de Pelotas, outros hospitais, secretarias de saúde municipais, startups e empresas. A Fenadoce, por ser tradicional e trazer a inovação junto ao Sebrae, nos possibilitou aumentar de tamanho e ir de encontro com o que queremos abordar, que é a tecnologia e a inovação na saúde”, pontuou Diovana. 

Programação contou com diversidade de participantes

A abertura do simpósio contou com a participação da empresa JME, representada pelo CEO Jorge Branco. A programação seguiu com a palestra da empresa Anestech, com Dr. Diógenes, seguido pelo pitch da Terramares, com a presença de Victor Brian Lopes Magalhães. A palestra do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A (PROCERGS) foi destaque no simpósio, e contou com a participação de Gabriel Pastoriza e Tiago Tomasi. 

A tarde seguiu com mais um pitch sobre saúde única, com o Professor Rafael Guerra Lund, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), uma palestra do Dr. Diego Nunes, da Lifemed, e o pitch do Instituto Pampa, com Tathiana Andressa Moreira. No início da noite, a palestra da SAFETY4ME contou com a participação do Dr. Salvador Gullo Neto, seguido pelo pitch da MoodMed sobre engenharia clínica, com os engenheiros William Rodrigues e Diego Oliveira. 

Para encerrar, a última palestra foi sobre os robôs de telepresença, com o Dr. Luciano Eifler, da ConceptMed. O Superintendente Administrativo, Armando Manduca, foi o responsável pelo encerramento oficial do simpósio, às 19h45. 

A 29ª Fenadoce tem patrocínio do Banrisul, Osirnet Empório Gelei, além do apoio do Sicredi e Ecosul. A Prefeitura de Pelotas, a Câmara Municipal de Pelotas e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul são apoiadores institucionais. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.