Iniciando a programação da tarde na Arena de Inovação do SebraeX, o painel “O Impacto do Financeiro em uma empresa”, foi mediado por Yousef Amer, fundador da marca de roupas Palestyle. O painel contou com a participação de Henrique Guimarães, CCO da Guimarães Construtora e Incorporadora Ltda, Luis Ávila, CFO da PlannerFY e sócio da Axis do Brasil, e Derick Guimarãe, fundador da Guimarães Construtora e Incorporadora Ltda. Ao longo do painel, foi debatido o impacto, tanto negativo quanto positivo, que o setor financeiro causa em empresas de todos os portes.
Continuando no tópico finanças, Bruna Radtke, analista de relacionamento do Sicredi Interessados RS/ES, apresentou o painel “Finanças: Mitos e Verdades”. Segundo a analista, 77% dos brasileiros estão inadimplentes e relatam que sua maior dificuldade quando o assunto é finanças é adquirir o hábito de poupar. “O comportamento da maioria das pessoas é: entrou dinheiro no bolso, vou gastar. O que tentei ensinar no painel foram algumas estratégias de curto, médio e longo prazo para iniciar uma mudança nesse hábito. Ter a oportunidade de apresentar um painel sobre este assunto e ter um estande do Sicredi na Fenadoce foi uma forma de abordar e conscientizar a população para tentar mudar essa realidade”, explica Bruna.
A 29ª Fenadoce tem patrocínio do Banrisul, Osirnet Empório Gelei, além do apoio do Sicredi e Ecosul. A Prefeitura de Pelotas, a Câmara Municipal de Pelotas e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul são apoiadores institucionais. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.