Iniciando a programação da Arena de Inovação SebraeX desta quinta-feira (15), ocorreu a quarta edição do seminário “Turismo e Cultura: Uma Doce Diversidade”, coordenado por Lica Cardoso, diretora de turismo de Pelotas. O evento teve como temática iniciativas que fazem do turismo uma atividade mais acolhedora e representativa.

Segundo a diretora, a prática de um turismo mais inclusivo em Pelotas traz melhorias para todos os setores deste segmento, tanto no âmbito cultural quanto no econômico. “Temos uma cidade que é plural e linda, várias etnias colonizaram essa região. No momento em que percebemos que o turismo deveria ser para todos e não estava sendo, começamos a nos comprometer para criar um município realmente estruturado e que valoriza a sua diversidade”, explicou Lica Cardoso.

O primeiro painel, “Maturidade Ativa”, foi apresentado por Luís Parada. Lélia Caetano ministrou a oficina “Memória 50+” e, logo depois, Liliane Caldas debateu o tema “Turismo: acessibilidade em pauta”, onde explicou práticas que empresas de turismo podem aderir para tornar mais acolhedora a experiência de pessoas com deficiência em seus passeios.

Dando continuidade aos painéis, Leandro Pereira divulgou sobre a iniciativa “Olho de Sogra: experiências de passeios culturais acessibilizados”, Rodrigo Vital apresentou o case “Empreendedorismo que inclui – Dener Gomez”, Luciana Custódio discorreu sobre Afroempreendedorismo e Natália Oliveira palestrou sobre Afroturismo.

Encerrando o seminário, Nívea Saraiva falou sobre a força do empreendedorismo feminino, enquanto a dupla Isa Roveré e Marina Mimbarcas contou sobre sua experiência de criar sua empresa, a Zero 53, em meio à pandemia de Covid-19.

A 29ª Fenadoce tem patrocínio do Banrisul, Osirnet, Empório Gelei, além do apoio do Sicredi e Ecosul. A Prefeitura de Pelotas, a Câmara Municipal de Pelotas e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul são apoiadores institucionais. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.