A temática do direito digital e da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) deu início a programação da Arena de Inovação SebraeX na Fenadoce 2023 nesta sexta-feira (09). O primeiro painel apresentado no dia contou com o tema “Advocacia para Startups”, às 14h, seguido pela apresentação “Propriedade intelectual e competitividade: como o registro fortalece os negócios”, às 15h30. As oportunidades para inovar também fizeram parte do debate, com o painel “Soluções de financiamento e oportunidades em inovação com as unidades Embrapii: InovaAgro UFPel e ITEC FURG”, às 17h, e “Inteligência Artificial: oportunidades e implicações para os negócios”, às 18h30. 

Para entender melhor o papel da Comissão Especial de Proteção de Dados e Privacidade da OAB/Pelotas (CEPDP), estiveram presentes no painel sobre advocacia para startups o Presidente da comissão, Sócio da LZN Advogados Associados, legal Advisor do Candy Valley e Incubadora Conectar da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Gregori Dalgais, e o integrante da CEPDP e sócio do MMAA Advogados Associados, Lucas Dalpaz. Para mediar o papo, o painel contou com a participação da integrante da comissão e especialista em Direito Digital pela Fundação Escola Superior do Ministério Público-FMP, Julia Nunes e Silva. 

O Presidente da CEPDP OAB/Pelotas também participou do bate papo sobre a propriedade intelectual, que contou com a presença do Chefe da Seção de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia – SDTTEC da INOVA/UFPel e Coordenador de Propriedade Intelectual e Contratos da Unidade EMBRAPII InovaAgro/UFPel, Glenio do Couto Pinto Junior, e do Especialista em Gestão Empresarial e Coordenador do Escritório de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia e da Pós-Graduação em Ciência de Dados da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Luciano Maciel Ribeiro. 

As soluções de financiamento e oportunidades em inovação através da Embrapii – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial foram o tema do painel que contou com a participação do Coordenador de Operações do iTEC – Unidade Embrapii da FURG – Centro de Robótica e Ciência de Dados, Márcio Roberto Machado da Silva, e do Diretor da Unidade EMBRAPII InovaAgro, Maurício de Oliveira. 

Para encerrar a programação, a inteligência artificial foi destaque no painel sobre oportunidades e implicações para os negócios. Para conduzir o tema, foram convidados o Estrategista de Negócios e criador do I.A para Negócios, Roberto Santos, e o Presidente da CEPDP OAB/Pelotas, Gregori Dalgais. 

A 29ª Fenadoce tem patrocínio do Banrisul, Osirnet Empório Gelei, além do apoio do Sicredi e Ecosul. A Prefeitura de Pelotas, a Câmara Municipal de Pelotas e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul são apoiadores institucionais. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.