Dentre os diversos painéis e rodas de conversas promovidos na Arena de Inovação SebraeX da 29° Fenadoce, nesta terça-feira (13) os impactos da evolução da Inteligência Artificial e da era digital no mercado de trabalho foram temas da discussão que recebeu o publicitário e sócio-fundador da Área de Gestão de Marcas André Salvador, o corretor de imóveis Leonardo Bruno e o presidente do Secovi Zona Sul/RS Sérgio Cogoy. 

A programação iniciou com André Salvador introduzindo o assunto do dia. Através da sua apresentação, o publicitário destacou os feitos e avanços do que conhecemos como “Inteligência Artificial”, que, por sua vez, é capaz de gerar conteúdo inédito por meio do conjunto de tecnologias como algoritmos e sistemas de aprendizagem. Durante o painel, André usou de exemplo aplicativos de imobiliárias digitais para chamar a atenção do público para o fato de que, cada vez mais, apps como esses tornam obsoletas certas ocupações profissionais. Nas palavras do publicitário, “A Inteligência Artificial vem chegando, talvez, de forma mais arrebatadora do que a própria internet. (…) A indústria vai precisar de cada vez menos gente para produzir cada vez mais coisas”. 

Como gerar conteúdo profissional nas redes sociais 

O painel teve continuidade com a participação do corretor de imóveis Leonardo Bruno. Através do compartilhamento de experiências pessoais e informações recolhidas por si, ele destacou a importância da produção de conteúdo profissional para as redes sociais. 

Leonardo citou como essencial a relação do corretor com seus clientes no meio digital. Dessa forma, alguns dos passos citados pelo corretor de imóveis incluíram a criação de autoridade, isto é, deixar claro para o público alvo de que você entende do assunto e, assim, criar confiança, e o cuidado com o conteúdo que é compartilhado no perfil profissional para que não afete a credibilidade do profissional. “Ninguém quer seguir quem está vendendo alguma coisa. As pessoas se conectam contigo” afirmou Leonardo Bruno.

A influência do Networking 

O encerramento do painel reuniu os palestrantes André Salvador e Leonardo Bruno para uma conversa com o presidente do Secovi Zona Sul/RS Sérgio Cogoy. Através do compartilhamento de experiências pessoais, os convidados destacaram a importância do networking – rede de relacionamentos ou contatos – para o desenvolvimento profissional.

“Sou suspeito para falar sobre Networking. Eu tenho uma empresa sócia de outras duas empresas, por meio de uma parceria, para conseguir alcançar as contas de clientes maiores do que a que estávamos conseguindo por conta própria. Quando fiz parceria, conseguimos um portfólio maior e pudemos bater na porta de marcas maiores de maneira mais forte” afirmou André Salvador. 

Nas palavras do corretor de imóveis Leonardo Bruno, “Sempre faço negócios em parceria. Ou tenho o imóvel que é vendido por colegas, ou acho os imóveis com parceiros. Sou a prova viva de que a parceria traz mais volume de negócios”. 

Por fim, Sérgio Cogo destacou a importância de se diferenciar no mercado de trabalho. “Faço um esforço bastante grande para formar parcerias porque isso é o que nos diferencia e nos fortalece. Quanto mais tivermos essa capacidade de nos conectarmos, podemos potencializar nossa forma de atuação”, afirmou o presidente do Secovi.

A 29ª Fenadoce tem patrocínio do Banrisul, Osirnet Empório Gelei, além do apoio do Sicredi e Ecosul. A Prefeitura de Pelotas, a Câmara Municipal de Pelotas e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul são apoiadores institucionais. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.

Créditos da imagem: Alair Junior