Os desafios na área da saúde e as soluções inovadoras para transformar o Rio Grande do Sul em um valley com foco no setor foram os temas debatidos no painel “South Collab Health: A transformação dos hospitais por meio de novas tecnologias e práticas”, que aconteceu na Arena de Inovação do SebraeX da 29ª Fenadoce nesta quarta-feira (14). Os painelistas convidados se reuniram no espaço para apresentar os objetivos do South Collab Health, um grupo de inovação formado por 64 instituições e que foi criado para buscar inovação na área da saúde. 

Ciro Vives, Gerente Regional do Sebrae-RS, abriu a programação destacando a participação dos parceiros de Porto Alegre e de outras cidades. De acordo com ele, realizar um painel sobre inovação na área da saúde no espaço da Arena de Inovação da Fenadoce fortalece ainda mais a rede de iniciativas do Sebrae. 

O painel teve como mediador o Gerente de P&D da Lifemed, Leonardo Reichow. Além da posição na empresa, ele também é Presidente do Conselho de Administração do Pelotas Parque Tecnológico, Presidente do Conselho de Administração do APL da Saúde Pelotas, Vice-Presidente do CIPEL e Coordenador do Núcleo de Inovação da ACP. “Esse momento para nós, que somos da área da saúde, é fundamental para a transformação que esperamos ver aqui na região”, disse ele, ao apresentar uma das maiores ambições do South Collab Health: transformar o RS em uma referência em inovação na saúde.

Inovação e transformação do setor a partir da união das instituições

Cada painelista apresentou perspectivas e desenvolvimentos relacionados às suas respectivas áreas, setores e empresas. A quádrupla hélice da inovação, com a participação de instituições de ensino, empresas privadas, representantes do setor público e da sociedade civil também foi levantada pelos convidados.

“A gente tem feito um trabalho com as pessoas em prol da transformação. Os grandes países desenvolvidos buscam o entendimento de que temos que incentivar a ciência e os talentos locais, e é isso o que precisamos fazer também. É a união entre o setor produtivo, universidades e empresas que transforma e traz oportunidades”, salientou o Gerente de Ensino e Pesquisa do HE – UFPel e Coordenador da área de Biotecnologia da CAPES, Thiago Vieira Collares. 

O Médico Intensivista e CMIO da Lifemed, Diego Leite Nunes, é também Doutor em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para ele, a temática da transformação do setor da saúde está cada vez mais em discussão, principalmente pelo esforço colocado por diversos parceiros interessados em produzir inovação. 

De acordo com Thomas Troian, Coordenador do Atrion – Centro de Inovação do Hospital Moinhos de Vento, são diversos os desafios na área da saúde. “Vemos desafios que precisam ser endereçados a nível global. Não é exclusivo somente no Brasil, na saúde pública ou privada. Mas a união e a colaboração é importante para trazer essas soluções e estarmos presentes em cada vez mais lugares. Precisamos acreditar nos talentos e produtos que temos aqui para conseguirmos olhar com mais otimismo para o setor”, explicou ele. 

Já o Gestor de Projetos e Inovação do Hospital Ernesto Dornelles e Head do Centro de Inovação de Tecnologia em Saúde em parceria com o Bio Hub da Tecnopuc, Geraldo Aguiar, concluiu que o grupo que compõe o Collab Health está em uma fase de maturidade, pronto para competir a nível de São Paulo. “Hoje, o South Collab Health demonstra que é possível inovar na saúde, e que a quádrupla hélice funciona. O Sebrae também mais uma vez nos mostra que é possível diminuir as distâncias, sempre mantendo em perspectiva que estamos trabalhando com inovação para entregar um atendimento cada vez melhor para os nossos pacientes”, finalizou. 

A 29ª Fenadoce tem patrocínio do Banrisul, Osirnet Empório Gelei, além do apoio do Sicredi e Ecosul. A Prefeitura de Pelotas, a Câmara Municipal de Pelotas e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul são apoiadores institucionais. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.