A associação dos Municípios da Zona Sul (AZONASUL) se reuniu no auditório da Fenadoce na tarde desta segunda-feira, 21, para duas atividades. O primeiro ato foi a assinatura do termo de cooperação entre a entidade e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que visa estabelecer uma base de colaboração recíproca entre para a promoção de parcerias em prol do desenvolvimento socioeconômico da Zona Sul do estado e a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão com desenvolvimento de mútuo interesse.
O encontro reuniu o presidente da entidade Ronaldo Madruga, prefeito de Pinheiro Machado, a reitora da UFPel Ursula da Silva, e Fábio Lima, pró-reitor de extensão e cultura da universidade, que explicaram o projeto e seus objetivos, além de realizarem a assinatura do termo de cooperação.
“Esse é um momento que precisamos trabalhar com inteligência, com dinamismo, para alcançar os nossos objetivos com essa união”, comenta o prefeito de Pinheiro Machado e presidente da AZONASUL, Ronaldo Madruga.
Durante a cerimônia, a reitora da UFPel, Ursula da Silva, destacou que a universidade impacta a zona sul de alguma forma, já que todos os municípios tem alguma relação com a instituição. “A UFPel tem um papel relevante em toda a região, e nos últimos anos, especialmente diante dos desafios climáticos, ficou evidente a importância de se trabalhar em rede. Essa parceria com a AZONASUL segue essa mesma lógica, entender que, juntos, podemos avançar mais.
A agenda do dia prosseguiu com a reunião dos prefeitos da AZONASUL, que discutiram temas relevantes para a gestão municipal, com destaque para a judicialização da saúde, um dos principais desafios enfrentados pelas cidades da região, além de outras demandas recorrentes.
A 31ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet e possui patrocínio do Banrisul e Sicredi, além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Gelei, Ecovia Sul e Grupo RBS. A Prefeitura de Pelotas e a Câmara Municipal de Pelotas complementam com o apoio institucional. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.
Fotos: Rafael Takaki