Durante a tarde deste sábado (10), a Arena de Inovação Sebrae X promoveu três painéis sobre empreendedorismo e recebeu diversos palestrantes.

O primeiro painel iniciou às 14h e teve como tema “Captação de Recursos para Negócios Inovadores: conheça os editais de subvenção”. Subiram ao palco Alcir Meyer, coordenador estadual de projetos de inovação no Sebrae RS, Odir Dellagostin, diretor presidente da FAPERGS e da CONFAP, e João Gheller Júnior, gerente de operações no Instituto SENAI de inovação em Engenharia de Polímeros. Ao longo da conversa os palestrantes apresentaram diversos programas e bolsas de incentivo ao empreendedorismo, tanto nacionais quanto internacionais.

Às 16h, o painel “Investimento em Startups: como o venture capital agrega valor às startups” foi apresentado por Guilerme Kudiess, sócio e head de AGtechs da VENTIUR Aceleradora, Thiago Schabbach, CEO da Axis do Brasil, Vinícius Albertch, head de Venture Capital da Aliança Empresarial e investidor anjo e Gabriela Azeredo, da Banritech. Os palestrantes discutiram como os ventures de capital auxiliam os empreendedores a otimizarem seus modelos de negócio e a expandirem suas conexões com novos investidores.  

Logo em seguida, o painel “Histórias que inspiram: Desmistificando o Fracasso” convidou os empresários Lauber Abraham, CEO e fundador da Extremo Sabor,Matheus Danemberg, CEO e fundador da Nav9, e Samuel Onigaratto, CPO da Atlas Technologies, a compartilharem seus cases de fracassos para demonstrar ao público que errar nem sempre é a pior coisa que pode acontecer.

“O fracasso está dentro da nossa cabeça, na forma como encaramos uma situação. Não sabemos o quanto um fracasso é potencialmente ruim ou bom para nós até muito depois dele ter acontecido. Acho que precisamos desenvolver a serenidade de saber que talvez uma coisa ruim vá acontecer com você hoje, mas que esse acontecimento pode ser a porta para uma nova oportunidade se abrir”, concluiu Samuel Onigaratto.

A 29ª Fenadoce tem patrocínio do Banrisul, Osirnet, Empório Gelei, além do apoio do Sicredi e Ecosul. A Prefeitura de Pelotas, a Câmara Municipal de Pelotas e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul são apoiadores institucionais. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.