O estande da Ecosul, localizado próximo à Cidade do Doce, conta com uma atração especial aos visitantes da 28ª Fenadoce: um simulador de capotamento e outro de colisão. A iniciativa visa demonstrar na prática os efeitos físicos de acidentes de trânsito, e conscientizar sobre o uso do cinto de segurança. O espaço também conta com um painel que apresenta a iluminação do entorno dos pavilhões da feira, demonstrando a importância da iluminação e sinalização correta para todos aqueles que são personagens no trânsito, sejam condutores ou pedestres. 

A participação nos simuladores é voluntária e gratuita. A ação proporciona uma sensação aproximada em caso de acidente: no simulador de colisão, o participante experimentará uma descida em rampa fixa a 5 km/h, o que equivale a até 16x o aumento do peso do corpo em uma colisão frontal. Assim como o simulador de capotamento, que dá duas voltas no seu próprio eixo e demonstra na prática a importância do uso do cinto de segurança, já que o participante fica imóvel no banco graças ao equipamento do veículo. 

Johny Calegaro, Coordenador de Comunicação Institucional da Ecosul, explicou que o conceito do estande é a segurança como um todo. “Seja a segurança proporcionada pela concessionária através da iluminação em pontos estratégicos, com rodovias de sinalização plena, assim como o estímulo à segurança que cada um de nós podemos gerar enquanto personagens no trânsito, promovendo mais tranquilidade e civilidade”, pontuou o coordenador. 

Ação infantil

Em parceria com o instituto Renault, a Ecosul também está proporcionando um espaço infantil com dois mini Renault Kwid para registro de fotografias. A ação faz parte do projeto “O Trânsito e Eu”, que possui esse nome desde 2015, mas já existe desde 2008. A iniciativa recebe 40 crianças por semana, que passam por palestras, recebem lanches e participam de atividades em uma mini pista, mostrando a importância da responsabilidade no trânsito desde a infância. 

A Fenadoce 2022 é realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas com apoio institucional do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Pelotas e Câmara Municipal de Pelotas. O patrocínio é do Banrisul, Osirnet e Empório Gelei, além do apoio da Ecosul e Sicredi.