A programação do Salão de Desenvolvimento, Turismo e Inovação do Sebrae e da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (SDETI) de Pelotas contou com a presença de diversas personalidades políticas. Entre elas, o Secretário de  Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo de Camaquã, Clayton Dworzecki, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SMDIT) de Rio Grande, Gilberto Sequeira, Secretário da SDETI de Pelotas, Gilmar Bazanella, com mediação do Analista de Articulação Territorial do Sebrae RS, Fabrício Burkert. 

O encontro dos ecossistemas inovadores no painel do SebraeX motivou a apresentação das ações de municípios nos quais o programa Cidade Empreendedora é desenvolvido. De acordo com o Secretário Clayton Dworzecki, o município de Camaquã tem feito um trabalho único no sentido da promoção da inovação. 

“Há pouco tempo tivemos um evento de inovação na nossa cidade, o que por muito tempo foi algo inimaginável. Dentre as nossas ações, aproximamos a Associação Comercial de Camaquã, o IFSul e diversos empresários a fim de desenvolver atividades, enquanto que a Lei Municipal de Inovação de Camaquã tramita na Câmara até o final do ano”, destacou Dworzecki, explicando que um dos principais objetivos é que a interdisciplinaridade que forma mão de obra qualificada seja cada vez mais potencializada. 

Já sobre o município do Rio Grande, o Secretário Gilberto Sequeira salientou o compromisso do governo municipal com a construção do ambiente de inovação. “O nosso conselho de inovação é bastante atuante, e tenho orgulho em dizer que estamos alcançando metas importantes do Cidade Empreendedora. Tivemos um aumento importante de novos empreendimentos no Rio Grande, além de que a nossa Lei Municipal de Inovação será assinada nesta próxima quarta-feira (15). Temos plena convicção de que as quatro pás da hélice da inovação não é um projeto de governo, mas, sim, da cidade como um todo”, afirmou ele.

Em Pelotas, a atuação do Pelotas Parque Tecnológico para o fomento do empreendedorismo e inovação foi destacada pelo secretário Gilmar Bazanella, que pontuou o processo de inovação ao longo da história do mundo e de Pelotas. “Dentro do conceito da triplice hélice, o parque tecnológico  promove uma conexão entre o apoio do governo municipal, da academia e o setor produtivo, que também se beneficia desse processo de inovação a nível municipal e estadual. O nosso município tem uma grande ferramenta, que será consolidada a partir da extensão do PPT ao edital do FINEP e que irá revolucionar a saúde e biotenologia”, concluiu Bazanella. 

A Fenadoce 2022 é realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas com apoio institucional do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Pelotas e Câmara Municipal de Pelotas. O patrocínio é do Banrisul, Osirnet e Empório Gelei, além do apoio da Ecosul e Sicredi.