Nesta sexta-feira (10) o Festival de Gastronomia da 28ª Fenadoce contou com mais uma aula show dos alunos do curso de Gastronomia da Universidade Federal de Pelotas. Os alunos fizeram uma releitura e ensinaram o público a preparar a torta clássica francesa, Tarte Tatin. 

A Tarte Tatin, é uma torta francesa criada em 1889 por duas irmãs que, acidentalmente, após tentar reproduzir uma receita antiga de família, acabaram trocando a ordem da receita. A torta é composta por maçã, manteiga e açúcar. Segundo a história, uma das irmãs, colocou as maçãs no forno, esquecendo-se da massa e quando percebeu o seu erro, tentou recuperar o prato cobrindo as maçãs com massa. Quando retirou a torta do forno e viu o resultado, ficou satisfeita e serviu a torta assim mesmo, transformando-a em um sucesso.

Segundo a Professora e Coordenadora do curso de Gastronomia da Universidade Federal de Pelotas,Tatiane Gandra, os alunos foram convidados a ministrar a aula show após reproduzir o prato em uma prova no curso. A releitura ficou tão boa que a professora decidiu convidá-los a ministrarem a aula show no Festival de Gastronomia. 

“As oficinas e aulas shows ministradas pela universidade serão sempre para reproduzir pratos que fizemos dentro do curso, trazendo assim um gostinho do que é o curso e mostrar que a gastronomia não é só receitas, ela tem todo um contexto histórico, social e matemático para reproduzir uma elaboração de prato.” Destacou Tatiane. 

As oficinas são oferecidas gratuitamente com 20 vagas por cada sessão. Para participar basta chegar ao local no horário da oficina enquanto houver vaga.

A Fenadoce 2022 é realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas com apoio institucional do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Pelotas e Câmara Municipal de Pelotas. O patrocínio é do Banrisul, Osirnet e Empório Gelei, além do apoio da Ecosul e Sicredi.