O professor do curso de educação para jovens e adultos (EJA) do Sesc Pelotas, Matheus Crochemore, apresentou um painel sobre o projeto gratuito, direcionado à pessoas de baixa renda e que teve início em 2022, promovido pelo Sesc. Os alunos assistem as aulas durante um ano e meio e, se aprovados, recebem o diploma de conclusão do ensino médio e ainda ganham uma solenidade de formatura totalmente gratuita.
Na 30ª Fenadoce, Matheus, que tem 33 anos, contou um pouco das histórias e experiências vivenciadas em sala de aula. “Esta é a etapa final do projeto integrador interdisciplinar, que mistura as ciências e o uso delas, com a contextualização do nosso cotidiano. O mais interessante é que eu aprendo muito mais com as experiências de vida dos alunos e com o choque de gerações, pois o aluno mais velho tem 81 anos”, comenta.
Formada pelo EJA Sesc, a ex-aluna Lisarb Plamer, de 46 anos, conta que quando era jovem teve que parar de estudar para cuidar da casa e das duas filhas, que hoje estão com 19 e 14 anos. “Minhas maiores incentivadoras para voltar aos estudos são as minhas filhas. A mais velha que, diferente de mim, com apenas 19 anos já está na faculdade de direito. Me formei este ano e hoje já estou cursando magistério à distância”, explica.
Para participar do programa EJA Sesc Pelotas é preciso ser maior de 18 anos, ter concluído o ensino fundamental e apresentar um comprovante de renda na hora da matrícula. Informações no site www.sesc-rs.com.br.
A 30ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet com Patrocínio Master do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Patrocínio do Banrisul, Sicredi e Gelei, apoio da Ecosul, Apoio Institucional do Grupo RBS, Câmara de Vereadores de Pelotas e Prefeitura Municipal de Pelotas, além da realização da CDL Pelotas.
Foto: Alair Junior