Ao passar pelo portão de entrada principal do Centro de Eventos da Fenadoce neste domingo (11), visitantes puderam apreciar a exposição de carros antigos do grupo Encontro Dom Joaquim. Com automóveis das décadas de 1940 e 1950, como Kombi, Fusca e diversos modelos das empresas Volkswagen, Chevrolet e Ford, a coleção encantou o público, que pode entrar nos veículos e tirar fotos.”Sempre que vejo uma exposição assim eu paro e venho ver. Me fazem lembrar do meu pai”, contou Igor Malmann, visitante que veio de Porto Alegre para conhecer a feira.
Este é o segundo ano de participação na Fenadoce da equipe, que se formou há 18 anos. Tudo começou quando um grupo de amigos que se encontrava na Rua Dom Joaquim para tomar chimarrão e conversar sobre suas paixões por carros percebeu que poderiam transformar seus hobbies em algo maior. Segundo Cláudio Ávila, presidente da Encontro Dom Joaquim, os 300 veículos que o grupo tem em sua coleção atualmente foram encontrados através de garimpo, compra tradicional ou dados como herança por familiares e conhecidos. Após a aquisição, todos passaram por um processo de restauração para voltarem a seu charme e condições originais.
A 29ª Fenadoce tem patrocínio do Banrisul, Osirnet, Empório Gelei, além do apoio do Sicredi e Ecosul. A Prefeitura de Pelotas, a Câmara Municipal de Pelotas e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul são apoiadores institucionais. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.