Os produtos artesanais de agroindústrias gaúchas são mais uma vez destaques na Fenadoce com a Feira da Agricultura Familiar. Promovida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) na 29ª edição da feira, a iniciativa conta com 68 expositores de 37 cidades do Rio Grande do Sul que produzem os mais variados produtos: queijos, embutidos, sucos naturais, conservas, vinhos, charque, cachaças, mel, doces de leite, além das delícias regionais como cucas, biscoitos, ambrosias e até mesmo peças de vestuário, artes em madeira e floriculturas.
Uma das novidades do espaço é o sorvete artesanal produzido pela Agroindústria Familiar Camponês, da cidade de Jóia (RS). Além do sorvete, o expositor Edemir Valsoler também conta com queijos tradicionais, temperados, coloniais e os mais apurados, como o Gouda e o Parmesão. Entre os destaques também estão o queijo com orégano e salame e o doce de leite, classificados, respectivamente, como ouro e prata no 2º Concurso de Queijo Artesanal do RS.
“Já é a quarta Fenadoce que participamos, e só temos a agradecer, porque é sempre um espaço positivo. É uma feira longa, mas é muito interessante. Nós moramos em uma região de pessoas que não gostam de queijos mais apurados, e para vir para cá, temos que produzir queijos específicos para o gosto daqui”, explicou ele.
Já a Agroindústria Casa do Sabor, de Paraí (RS), conta com uma ampla variedade de geléias no espaço da Agricultura Familiar. Entre os destaques apresentados pela expositora Arlete Pellegrini, estão as geleias clássicas e tradicionais, assim como a linha gourmet, com sabor de cebola roxa, caramelizada e com pimenta. “Também temos antepastos como a caponata, berinjela e abobrinha e molhos pesto. Molhos de tomate de três sabores, ketchup e molhos de pimenta agridoce, todos sem adição de açúcar, sem conservantes, 100% fruta e natural” disse ela.
Volmir de Vargas, da Agroindústria Familiar Todo Dia, destacou que a tradição da empresa de Barros Cassal (RS) é voltada para os produtos à base de leite e queijos. São os mais variados tipos: queijos coloniais, temperados, com nozes, recheado com goiabada e ao vinho, criado especialmente pela família responsável pela agroindústria. “Trazemos os queijos diretamente da propriedade com o selo do Sabor Gaúcho para que as pessoas possam degustar e adquirir. Agradecemos a Fenadoce por abrir as portas para nós, para a agricultura, já que hoje em dia as pessoas na cidade não tem muito contato com as agroindústrias, então isso ajuda bastante”, concluiu ele.
A 29ª Fenadoce tem patrocínio do Banrisul, Osirnet Empório Gelei, além do apoio do Sicredi e Ecosul. A Prefeitura de Pelotas, a Câmara Municipal de Pelotas e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul são apoiadores institucionais. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.