O Salão de Desenvolvimento, Turismo e Inovação do SEBRAE, nesta quinta-feira (16), feriado de Corpus Christi, trouxe para os empreendedores visitantes da 28ª Fenadoce, o Painel Startups que Inspiram e o Café Talks: Histórias de Empreendedores. Os convidados paineleiros trouxeram muita inspiração e experiência para o salão. 

O Painel Startups que Inspiram, contou com a presença dos paineleiros Ramiro Martins, Co-founder e CEO na Fácil Consulta, e Samuel Ongaratto, Chief People Officer na Atlas Technologies. Eles trouxeram experiências de suas startups, contando como começaram, suas dificuldades e também seus maiores desafios no ramo do empreendimento. 

Ramiro Martins contou que quando se vai empreender, para que as coisas funcionem, é preciso se colocar na linha de frente e saber que todas as coisas que acontecem dentro da empresa são sua responsabilidade. “Uma boa lição foi juntar boas pessoas para ajudar a realizar as tarefas. Não tem como fazer as coisas sozinho, então é importante ter pessoas tão comprometidas quanto tu. É um jeito de pensar, então isso é fundamental para aumentar as chances de dar certo”, completou Ramiro. 

Samuel Ongaratto, que também compartilha das ideias de Ramiro, complementou falando que para empreender não é preciso ser romântico, e que se tem que ter vontade e dedicação, e, como Ramiro lembrou, colocar-se na linha de frente de todos os problemas e aceitá-los. “Em 2017 vendemos a nossa casa, carro, pegamos dinheiro, investimos em um posto de combustível e quase quebramos. Em um decreto perdemos 60 mil reais em dois meses. Eu lembro de situações em que a vontade era ficar deitado, não fazer nada e ser uma planta. Várias vezes eu achei que ali era o fim e que eu tinha acabado como profissional. E de fato, amanhã é outro dia. É importante seguir em frente, já que às vezes o fracasso vem a galope, mas o sucesso vem também”, dedstacou.

Já no Café Talks, que aconteceu como uma roda de conversa, participaram os empreendedores Luth Wilhelnsen, Ivan Pons e Ruanei Machado. Eles contaram como começaram, suas experiências e o que os motivou a continuar com seus negócios que hoje fazem tanto sucesso.

Luthe, que é psicóloga, contou que apesar de ter morado na Europa e cursado a melhor universidade do Reino Unido, quando começou se deparou com preconceito e discriminação por ser mulher e muito nova, mas que apesar de tudo, não abaixou a cabeça. Ela buscou capacitação e levou seu produto a lugares que ninguém imaginava, tornando a Incompany, sua empresa, referência no mercado. 

Ivan Pons, também empreendedor da cidade de Pelotas, compartilhou que no começo passou por coisas parecidas. Apesar de ser formado em publicidade e propaganda,  as dificuldades foram grandes, com empréstimo de 200 mil reais no nome de sua mãe para começar a empreender, e transformou essas dificuldades em soluções. Hoje, a Ivan Pons está chegando a lugares que sempre imaginou que tinha o potencial de chegar. 

“O empreendedor tem que ter clareza no que ele quer, mesmo que não seja perfeito ele tem que ter que ter paixão, comprometimento, clareza para saber o que há pela frente. Hoje que tenho 57 pessoas comigo, eu empreendo pra servir, para minha família, meus colaboradores, meus franqueados, eu acho que quando tu empreende pensando no próximo que está contigo, as coisas realmente fluem!”, completou Ivan. 

A Fenadoce 2022 é realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas com apoio institucional do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Pelotas e Câmara Municipal de Pelotas. O patrocínio é do Banrisul, Osirnet e Empório Gelei, além do apoio da Ecosul e Sicredi.

Créditos de Imagem: Alair Junior