Quem passa pela Corte da 28ª Fenadoce se encanta com a beleza, simpatia e carisma das Baronesas Elana Ávila, Júlia Eisenhardt e Taila Freitas. Por trás de toda a produção de cabelo e maquiagem que embelezam as representantes do evento e da cultura doceira da cidade, existe um trabalho repleto de talento que passa pela experiência da profissional Leh Gothe, com mais de 22 anos de trabalho em produção artística e 15 anos de experiência com soberanas de concursos.
De acordo com a embelezadora, a sua trajetória profissional teve muitas influências: o seu professor do primeiro curso de cabeleireira, Carlos Palácio, e o tradicional embelezador das soberanas da Fenadoce, Juan Pedrozzo, que deixou um legado na história do evento e na vida das dezenas de princesas e rainhas que fizeram parte da feira. Juan faleceu em 2018, e deixou 18 anos de histórias de cuidado com as soberanas.
O trabalho de Leh Gothe com a corte da Fenadoce 2022 começou ainda em 2019, antes do início da pandemia de Covid-19. Para ela, um dos maiores desafios foi a extensa pesquisa e a oportunidade de conhecer mais as baronesas, tempo que passou durante os anos de 2020 e 2021. Já neste ano, o desenvolvimento dos detalhes recomeçou e a profissional deu vida a uma verdadeira contação de histórias a partir dos detalhes do vestido, coroa, maquiagem e cabelo de Elana, Júlia e Taila.
“É um trabalho que demanda muita atenção e estudo de arte. Não é apenas fazer uma maquiagem e produção de cabelo, e sim, uma inspiração de toda a composição da estética, que envolve o trabalho do estilista do vestido, da coroa, e qualquer detalhe, como os brincos e, até mesmo, um bracelete. Tudo tem que destacar a arte dos profissionais, fazendo sentido para o público, e ressaltando todas as minúcias utilizadas para a composição da produção final”, explicou ela.
Leh Gothe possui uma trajetória de embelezamento de diversas Rainhas do Carnaval, e da Miss Rio Grande do Sul Gay, Camila Duarte, que chegou a ficar em 5º lugar no concurso do Miss Brasil. São inúmeras as histórias e competidoras de concursos que passaram pelas mãos experientes da profissional, que hoje dedica a sua expertise para embelezar a festa da Fenadoce 2022.
“É um trabalho minucioso, que é desenvolvido a partir de cada tom de pele, cada estilo de cabelo. Tudo foi pensado conforme a época das charqueadas e das baronesas, e como elas atuavam naquele tempo. E o principal: essa produção foi feita a partir da visão de que é possível mostrar a arte sem danificar os lindos cabelos das baronesas, que possuem curvaturas cacheadas e lisas”, concluiu ela.
A Fenadoce 2022 é realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas com apoio institucional do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Pelotas e Câmara Municipal de Pelotas. O patrocínio é do Banrisul, Osirnet e Empório Gelei, além do apoio da Ecosul e Sicredi.