Ao visitar a 29ª Fenadoce, os visitantes encontram latas de lixo seco e orgânico disponíveis em todos os ambientes. Essa foi uma das preocupações tratadas como prioridades pela organização do evento para diminuir o impacto ambiental e melhorar a experiência do público. Atualmente, há uma central de separação do lixo na própria feira. 

Em 2023, a Fenadoce contou com a parceria da Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais FRAGET – COOTAFRA para o lixo reciclável e da estatal Sanep para o descarte de lixos orgânicos. Segundo Fabiane Traget, secretária da cooperativa FRAGET, na própria Fenadoce existe uma central de reciclagem para o lixo seco, equipada com uma esteira para agilizar a classificação inicial dos detritos. Após a separação, o caminhão da empresa recolhe os detritos e os leva até a central para iniciar os processos de reciclagem e depois comercialização.

Já no caso do lixo orgânico, caminhões da Sanep passam rotineiramente pelo Centro de Eventos da Fenadoce e realizam a coleta dos detritos para serem entregues em um local de descarte adequado. De acordo com Claiton Borges, responsável pelo setor administrativo da feira, nos primeiros doze dias de evento foram coletados 1.313kg de papelão, 1.088kg de lixo plástico e 609kg de alumínio. 

A 29ª Fenadoce tem patrocínio do Banrisul, Osirnet, Empório Gelei, além do apoio do Sicredi e Ecosul. A Prefeitura de Pelotas, a Câmara Municipal de Pelotas e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul são apoiadores institucionais. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.