Apreciadores da culinária japonesa tiveram a oportunidade de conhecer bem de perto o processo de confecção de peças de sushi, na tarde desta sexta-feira (19), no espaço onde acontecem as oficinas do Festival de Gastronomia, no estande da Fecomércio/Sesc/Senac. O chef Júnior Vasconcellos, do Senac Pelotas, apresentou detalhes, dicas e confidenciou os segredos para fazer um sushi perfeito.

Júnior mostrou ao público os tipos diferentes de cortes do salmão e o uso específico para cada tipo de peça, além de técnicas específicas para o preparo do prato de forma prática. Ao final da oficina, o público participante pode experimentar a criação do chef.

O escrevente de cartório de Erechim/RS, na região do Alto Uruguai, viajou cerca de 650 km para conhecer a Fenadoce e participou também da oficina, como um bom apreciador da comida japonesa. “Foi muito instrutiva, mostrou todos os detalhes que quem só come o sushi e não faz, não sabe como é esse processo de confecção das peças. Sem falar que aprendi também mais sobre a história do sushi”, destaca.

Outra oficina que atraiu um grande público foi a do prato “Filé À Parmegiana”. Um dos pratos mais tradicionais da culinária Italiana. A oficina foi  ministrada pela chef Cacilda, do Restaurante Cruz de Malta, que apresentou todo o processo de preparo e montagem do prato. 

A 30ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet com Patrocínio Master do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Patrocínio do Banrisul, Sicredi e Gelei, apoio da Ecosul, Apoio Institucional do Grupo RBS, Câmara de Vereadores de Pelotas e Prefeitura Municipal de Pelotas, além da realização da CDL Pelotas.

Foto: Alair Junior