Inspiração, coragem e gestão: esses foram os principais destaques apresentados pelo ex-jogador de futebol e empresário, Paulo César “Tinga”. Natural de Porto Alegre e um sucesso nos campos de futebol brasileiros e europeus, o atual empresário reafirmou sua história a partir de uma visão empreendedora no espaço do Salão de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, que reuniu dezenas de fãs e apreciadores de seu trabalho no painel “Gestão além da Planilha”, que também contou com um bate-papo ao vivo com o público.
Ao destacar a sua história como um menino da periferia de Porto Alegre, o ex-jogador demonstrou ao público uma mensagem única de resiliência e superação, que culminou no seu sucesso como jogador e, atualmente, como um ativista de causas sociais. “Todos os dias nós tomamos mais de 800 decisões, seja entre escolher levantar, escovar os dentes, abrir o celular. E todos os dias, quando fazemos essas escolhas, temos uma caixinha de surpresas como resultado: as consequências”, disse ele ao contar parte da sua trajetória.
“Quando parei de jogar futebol, eu tinha até a 5ª série do ensino fundamental. Resolvi voltar a estudar e me senti envergonhado mas, ao mesmo tempo, herói. Quando o professor entrava na sala de aula, começava um grande fantasma na minha vida, pois ele falava e eu não entendia nada. Ficava em um dilema entre levantar o dedo e perguntar, ou ficar ali, vaidoso e sair mais um dia sem entender nada. Quando levantei o dedo pela primeira vez, nunca vi tanta gente tentando me ajudar. Foi aí que vi que as perguntas movem o mundo”, explicou ele.
Para o empresário, um dos principais ensinamentos adquiridos ao longo da vida é que não há dificuldade em lidar com gestão: “quer saber lidar com gestão de pessoas? Converse com as pessoas. Quando eu estava no time, meus colegas de concentração sabiam da minha história de infância, assim como eu sabia da história de cada um deles. Quando entrávamos no campo, era eu correndo pelo sonho deles e eles pelo meu. Essa é a diferença do time de futebol de antigamente e o de hoje. Nós não conversamos mais, e não sabemos da história uns dos outros”, enfatizou o craque, que deixou uma mensagem destaque: o sucesso para os negócios é que eles sejam baseados em confiança.
A Fenadoce 2022 é realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas com apoio institucional do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Pelotas e Câmara Municipal de Pelotas. O patrocínio é do Banrisul, Osirnet e Empório Gelei, além do apoio da Ecosul e Sicredi.